O cão da raça Westie Highland White Terrier, descende do Cairn Terrier, que no cruzamento com Terrier Escocês, nasciam cães brancos. Outras raças também foram inclusas nestes cruzamentos para gerar o filhote com as características desejadas. O motivo de criar cães brancos para a caça das raposas era para que os caçadores pudessem distinguir os cães das raposas, e não acabassem abatendo seu cão de caça por engano. No Brasil o Westie ficou muito conhecido depois da propaganda do portal de internet IG.

Guia da raça

Os cães dessa raça são extremamente brancos e com a pelagem lisa, macia e comprida. As orelhas são retas e dão a aparência de um cão sempre atento. O Westie pode chegar a no máximo 28cm de altura e a pesar entre 7kg e 10kg.

Características

Seu temperamento, como muitos costumam citar, é de “um grande cão num corpo pequeno”, é um cão alegre, amável que possui bastante energia. Tende a ser agressivo com a sua caça e muito tenaz. São cães sempre alertas e podem ser considerados mini-cães de guarda.

Curiosidades

Apesar da sua valentia inegável, o Westie é muito companheiro para com seus donos e costuma ser amigável com conhecidos e outros animais. Porém deve-se manter atento no caso de gatos e outros animais menores, pois podem provocar seu instinto de caçador.

Saúde e higiene

Com relação aos cuidados com o cão, os animais desta raça costumam ter ressecamento de pele, por isso excesso de banho não faz muito bem para o cachorrinho.

Galeria de fotos