O acasalamento do seu cachorro, deve ser algo muito bem planejado. Deve-se procurar a ajuda de um veterinário para maiores esclarecimentos antes mesmo que sua cadela entre no cio. O cio é um periodo em que as femêas ficam propensas ao acasalamento. Diferente do macho, elas têm períodos para que isso aconteça que, geralmente, são de 6 em 6 meses.

Após a identificação deste periodo, deve-se preocupar com diversos fatores. Assim como nós, os cães precisam e devem ter o acompanhamento de um especialista, para que não aconteçam maiores problemas durante a gestação e parto. Deve-se também se preocupar com o destino dos filhotes, pois nem sempre se conseguem bons criadores.

Na hora da escolha do macho, procure um cão da mesma raça e que tenha um tamanho proporcional ao da femêa. A idade também deve se ser um item a se pensar, o aconselhável é não acasalar cadelas muito jovens. A gestação dura em média 60 dias e deve ser acompanhada pelo veterinário, como dito anteriormente. Neste periodo podem haver mudanças de comportamento no animal, e a gestação tende a ser notada nos útimos 20 ou 30 dias.

Pelo menos uma semana antes do parto, defina onde sua cadela dará cria. O local pode ser arranjado com papelão e cobertores, de maneira que a femêa possa se locomover com facilidade e que os filhotes fiquem protegidos. Os sinais de inicio do parto começam 24hrs antes. A cadela deixa de comer, e se aninha no local escolhido para a parição.

Após o nascimento a femêa comerá a placenta, deixe que isso aconteça, pois a mesma fornece muitos nutrientes para a cadela. Em alguns casos assim como é necessário césaria, por isso o auxilio veterinário é tão importante.

Fique sempre atento e buque informações em caso de dúvidas!