A raça de cachorro Terrier Brasileiro é mais conhecida como Fox Paulistinha devido à grande concentração da raça no estado de São Paulo. Foi a terceira raça canina brasileira a ser reconhecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional), que só foi reconhecida oficialmente em 2006, mais sua popularidade já dura por muitos anos.

Sua origem real ainda é incerta, mais acredita-se que ele tenha sido resultado da fusão de outros terriers trazidos da Europa. Na fazenda eram usados como cão de guarda e de caça, porém, após a migração dos fazendeiros para a cidade, eles foram usados para guardar armazéns e defender os mesmos de roedores e possíveis invasores.

Características

Seu temperamento é de animal incansável, sempre alerta, ativo, esperto e gentil. Sempre desconfiado com estranhos, ele é muito inteligente e fácil de adestrar. Ultimamente ele é usado como cão de guarda e como companhia, principalmente para crianças.

Padrão da raça

Fisicamente chega a pesar 10kg, mas possui aparência robusta e pode chegar aos 40cm de altura. Sua coloração é de fundo branco com manchas que variam nas cores canela, preta, marrom ou azul.

Galeria de fotos