Os cães desta raça, tem sua origem descrita no nome, Terra Nova, no Canadá. Porém acredita-se que os ancestrais desta raça tenham sido levados até Terra Nova, junto com pescadores Noruegueses. Acredita-se também que eles descendem de cães que acompanhavam embarcações Vikings, sendo portanto, habitante mais antigo que o próprio descobrimento das Américas.

O Terra Nova é usado principalmente em missões de salvamento aquático, auxílio no reboque de pequenas embarcações e também ajudava a puxar redes de pesca. Trocando em miúdos, o Terra nova é um cão fisicamente favorecido para atividades aquáticas, sendo assim ótimo nadador, até mesmo contra a correnteza.

Padrão da raça

Sua pelagem é grossa, oleosa e densa, tem enorme força e resistência. Ele não se cansa fácil e se adapta bem a ambientes frios. Seu temperamento é dócil, calmo, fiel ao dono e à familia, sendo um cão muito paciente. Possui instinto de salvamento e um grande senso de responsabilidade.

Saúde e higiene

Deve também ficar atento com as orelhas do animal, que deve ser sempre limpa, e a problemas hereditários como torção gástrica.

Curiosidades

Por ser um cão considerado de porte grande, ele necessita de espaço para se exercitar e queimar seu alto índice de energia corporal.

Galeria de fotos