A raça de cachorro Springer Spaniel Inglês foi desenvolvido na Espanha, mas acredita-se que ele tenha tido origem na Inglaterra. Eles eram usados para caçar, juntamente com os falcões. Os Springer Spaniels ficavam com a função de fazer com que as aves abrissem voos e depois recolher a caça. Devido a esa habilidade, os cães desta raça se popularizaram pela Inglaterra e ela foi reconhecida pelo Kennel Club em 1902.

Características

O Springer é inteligente, é vigoroso, muito animado e tem faro aguçado, o que fez dele um cão muito usado no farejo de drogas. É também um cão muito apegado a família e bom com crianças, porém eles devem ser acostumados a elas, pois devido a seu porte podem ocorrer acidentes inesperados.

Padrão da raça

Fisicamente a altura ideal dos cães dessa raça devem estar por volta de 51cm. Seu pelo é resistente e reto. A coloração pode variar entre fígado e branco, preto e branco, ou qualquer uma destas cores com marcações castanho.

Saúde e higiene

Com relação às doenças, eles podem desenvolver otites devido ao formato de suas orelhas, obesidade, displasia coxo-femural e problemas oculares. Deve-se levar o animal com certa frequência ao veterinário, para evitar agravamento de possíveis doenças hereditárias.

Galeria de fotos