O Shih-Tzu, também conhecido como Cão-Leão, originou-se na China com a intenção de parecer um mini-leão, daí o nome. Ele é resultado do cruzamento de duas raças, Lhasa Apso com o Pequinês.

Padrão da raça

Fisicamente ele é robusto, tem a cabeça larga, porte pequeno, pode chegar a 8kg e a 27cm de altura. Com relação à sua coloração, todas as cores são aceitas, sendo os mais comuns os cães particoloridos, tricolores e os de cor sólida.

Características

Os cães dessa raça são extremamente dóceis, adoram receber carinho, são muito preguiçosos e, por isso, com relação aos passeios, não devem ser muito duradouros, ou seja, não podendo ultrapassar os 15 minutos diários. São cães muito indicados para donos com apartamentos pois costumam ser bem educados e higiênicos, porém devem ser treinados para que utilizem um local próprio.

Curiosidades

Esses cães não tem muita facilidade pra aprender truques, porém com muita paciência eles aprendem. Outra característica importante a ser considerada é que o Shih-Tzu não tem problema em ficar sozinhos, pois ao contrário de muitas outras raças de cachorros, eles são muito independentes e não são destrutivos.

Ele é um ótimo cão de companhia e adora um colo, sendo um bom cão para quem gosta de acariciar o animal.

Galeria de fotos