A raça de cachorro Shiba Inu é originária do Japão e é descendente de lobos. Era muito apreciada nos anos 1930. Na época da 2ª Grande Guerra Mundial ele quase foi extinto, pois eram usados em frente de batalha, sendo mortos com facilidade.

Características da raça

É uma raça que apresenta cabeça em formato triangular e tem semelhança com o Akita. Aliás, no Brasil, é comum as pessoas confundirem o Shiba com o Akita, porém o Akita é bem maior que o Shiba, entre outras diferenças e características únicas de cada variante da raça.

São cães fisicamente resistentes, chegam a pesar 10kg, suas orelhas são eretas e pequenas e sua coloração costuma ser vermelho fogo, preto, branco com reflexos e, menos comum, tigrado. Cuidados com a pelagem devem ser tomadas através de escovação regular dos pelos.

Os cães desta raça são considerados rápidos e ágeis, por isso são muito utilizados em caça a pássaros. Seu temperamento é independente e calmo, mas costuma ser reservado com estranhos. É um cão bem limpo, que cuida muito bem da sua higiene. Além de ser muito protetor, principalmente com crianças.

Curiosidades

O Shiba Inu é um cão que sofre muito com a separação entre o dono e o cachorro. Por isso, recomenda-se atenção moderada. Adoram fugir e explorar território e não são fáceis de adestrar. E, por fim, o Shiba Inu branco costuma ser mais afetuoso.

Galeria de fotos