Pedigree é um documento que indica as características básicas do animal, padronizadas de acordo com a raça. Todo cão de raça pura deve ser registrado, pois esta documentação vai comprovar a pureza da raça do animal. O documento é legal e emitido pelo Kennel Clube ou pelo Clube da Raça.

Procure registrar seu cachorro nas entidade filiadas a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), que é a única reconhecida fora do país. Para quem deseja tirar o pedigree da sua ninhada, deve-se preocupar com alguns requisitos. Os pais também devem ter raça pura e serem registrados. O dono da femêa é que faz o pedido junto a entidade.

Para femêas ainda não registradas, o proprietário deve procurar uma entidade ou filiada e adquirir 3 documentos: Proposta de Sócio, Abertura de Canil, e Mapa de Ninhada. Estes devem ser entregues preenchidos e as taxas respectivamente pagas até 90 dias após o nascimento da ninhada. Este documento também é um certificado de propriedade do animal, é por ele que sabemos a origem do cão.

O prazo de recebimento do pedigree deve ficar dentro de 60 a 90 dias.