O local de origem da raça de cachorro Pointer Inglês é bastante confusa. Alguns dizem que originou-se na Espanha, outros dizem que foi na Inglaterra. Porém, sabe-se que independente da localização, ele surgiu do cruzamento das raças Bloodhound, Foxhounds e Greyhounds. Sua primeira aparição em uma exposição foi em 1859, com objetivo de mostrar que cães de caça também poderiam ser bonitos, como os de companhia.

Padrão da raça

Com relação ao porte, é grande, podendo chegar aos 62cm e a pesar 31kg. Sua coloração é geralmente bi-color mas as quase todas as variações de cores são aceitas.

Características

Seu temperamento é meigo, ativo, ágil, alegre e muito tolerante com crianças. Ele costuma se relacionar bem até mesmo com estranhos, porém isso faz do cão inadequado para a função de guarda. Os que tiverem esse intuito devem ser treinados para isso.

Uma característica do Pointer é seu olhar fulminante e seus olhos grandes e redondos, por onde passa ele gera admiradores, tanto por sua beleza, quanto por sua doçura. Os cães dessa raça são muito independentes e ao mesmo tempo apegados aos donos, mas não costumam solicitar carinho o tempo todo.

Curiosidades

A função dele, anteriormente citada, é de caça. Mas a curiosidade está mesmo descrita em seu nome, Pointer Inglês, e é justamente isso que ele sabe fazer, ou seja, ele simplesmente “aponta” a caça. É um cão de enorme força física e agilidade o que lhe permite correr muito e/ou percorrer grandes distâncias em pouco tempo.

Galeria de fotos