Os cães da raça Mastiff Inglês são cães gigantes, originalmente surgidos na Ásia que, posteriormente, foram levados para a Europa. Segundo conhecedores da história, os cães desta raça eram usados nas guerras pelos povos Celtas. e, mais tarde, foram levados pelos Romanos para a Itália, onde guardavam propriedades e vigiavam prisioneiros.

Na 2ª Guerra Mundial foram usados para levar munições para frente de batalha e foi justamente aí que a raça foi quase totalmente extinta, mas foi recuperada com esforços de criadores ingleses. Nesses esforços eles utilizaram o São Bernardo para cruzar com o Mastiff, o que gerou um cão menos agressivo.

Padrão da raça

Os cães desta raça podem chegar a 92cm de altura e a pesar entre 100kg até 150kg. Sua pelagem é curta e lisa, e a coloração varia entre as cores, fulvo-abricó, fulvo-tigrado e fulvo-prateado. Todas elas com a máscara preta envolvendo o nariz, olhos e orelhas.

Características

Apesar da aparência grande o Mastiff tem um temperamento calmo, seguro e bastante ligado a família. E não são agressivos com animais, nem pessoas, aliás, costumam ter muito paciência com crianças, até mesmo com aquelas brincadeiras mais abrutalhadas.

São ótimos cães de guarda e, devido ao seu tamanho, são bem calmos e silenciosos, então quando um Mastiff late, é porque alguma coisa realmente está acontecendo e merece atenção.

Saúde

O Mastiff é uma raça muito resistente e que dificilmente adoece, porém deve ter o cuidado veterinário, principalmente relacionado a doenças hereditárias ou acarretadas por peso e tamanho avantajado.

Galeria de fotos