A paixão do homem pelos cachorros é tão evidente que pode ser vista em filmes, quadrinhos, desenhos animados e séries de TV, originando mais amor pelos animais através dos personagens. Difícil é encontrar criança que não conheça alguns desses personagens caninos e até mesmo adultos que não tenham assistido filmes ou desenhos com personagens animais.

Entre os mais conhecidos estão os personagens principais como: A dama e o vagabundo, Scooby Doo, Rintintin, Snoopy (que hoje em dia tem até linha de cosmético infantil), Hong Kong Fu, Milú, Bionicão, Os 101 Dalmátas, Lassie, Coragem, o cão covarde, Pateta e Pluto, personagens da Disney, Oliver e seus amigos, Rabugento o cão detetive.

Mas também existem os não menos famosos coadjuvantes como Priscila, a cachorrinha da série brasileira TV Colosso, Muttley em corrida maluca, Oddie em Garfield, Costellinha em Doug Funny, Bulldog do desenho Tom e Jerry, Lobo em viajante Rodoviário, Scoob Loo em Scoby Doo, Shark em Eak the Cat, Astor dos Jetsons, Spike em Os anjinhos, Bidú e Floquinho na Turma da Mônica e os cães Pokemons.

Existem também os mais antigos, porém muito famosos, como Dogbert, Precioso, Blue, Benji, Wishbone, Ruivão, Spot, Dom Quixote e Bandit do JQuest.