Diferente da gestação humana, a gestação da cadela dura em média 62 dias, este é o tempo que o dono do animal deve se informar e organizar tudo para a chegada dos filhotes.

A primeira providência é separar um local quentinho e confortável, forrado com jornais e panos para que os filhotes se mantenham aquecidos e protegidos. Após os primeiros 30 dias, aumentar a quantidade da ração e de preferência dar a fêmea a mesma ração dos filhotes, que é mais calórica e proteica.

Além de cuidar do ambiente para os filhotes de cachorros, deve-se levar a femêa para curtas caminhas para que ela aumente sua resistência e fortaleça seus músculos, facilitando assim o momento do nascimento. Neste período de gestação a fêmea pode tornar-se um pouco desleixada, pois a atenção do animal volta-se toda para a cria dos filhotes.

Algumas fêmeas podem não conseguir parir os filhotes naturalmente, também para isso são necessárias idas frequentes ao veterinário que aconselhará e indicará o melhor procedimento neste periodo.