O Fox Terrier de Pelo Duro ou Pelo de Arame tem origem provável no cruzamento entre o antigo cão Black e Tan Wired Haired Terrier, já extinto, com o Fox Terrier de Pelo Curto e Liso. O objetivo era criar um cão para a caça de animais pequenos, principalmente raposas. E então a raça foi oficializada em 1860, porém o primeiro clube da raça só foi criado em 1876, por Francis Redmond, na Inglaterra.

Características

O cachorro desta raça tem o temperamento difícil, teimoso, tornando assim seu adestramento também difícil. Mas suas qualidades são numerosas, pois é um cachorro inteligente, adaptável a qualquer ambiente, além de ter uma grande capacidade de aprender por observação.

Saúde e higiene

O Fox Terrier de Pelo Duro é uma das poucas raças em que não há registro de doenças hereditárias, dificilmente eles adoecem. Já em relação à sua pelagem, dá um pouco de trabalho, pois apesar de não soltar pelo e não embaraçar ela requer cuidados especiais para que esteja de acordo com a raça.

Padrão da raça

Fisicamente o Fox Terrier de Pelo de Arame ele não passa dos 40 cm de altura e pesa entre 7 e 8 kg, a coloração é predominantemente branca com manchas que variam entre preto e marrom claro.

Curiosidades

É um cão indicado para pessoas que tenham disposição e energia, pois o Fox é incansável, extremamente ativo e precisa de passeios diários para queimar suas energias infinitas. Mesmo com toda essa vitalidade, se adestrado desde filhote ele viverá bem em apartamentos. É um cão bastante apegado aos donos, extremamente ciumento, mas ainda sim é amigável com pessoas próximas.

Galeria de fotos