Pode parecer estranho, mais cães também sofrem de diabetes. Assim como em nós, todo alimento digerido pelo cão se transforma em glicose, e a substância responsável pela quebra dessas particulas de glicose é a insulina, produzida no pâncreas. Quando se tem diabetes a insulina é produzida em baixas quantidades ou deixa de ser produzida.

A diabetes é classificada em duas formas: Tipo 1, em que o doente fica insulino-dependente e a Tipo 2 em que o doente não é insulino-dependente. Nos animais a doença se manifesta da seguinte forma: passam a beber muita água, urinar em grande quantidade, comer muito e emagrecer muito também. Vale reforçar que o diagnóstico é feito atráves de exames clinicos por um veterinário e não se deve medicar o animal por conta própria.

Nos animais essa doença também é séria e tem tratamento, que pode ou não incluir doses de insulina diária entre outras recomendações que dependerão do diagnóstico médico. Em casos de suspeita procure um veterinário e trate do seu cachorro!