Com certeza você já tinha percebido isso há tempos, mas agora foi confirmado por pesquisadores internacionais. Segundo eles, os cães são capazes de se comunicar com os humanos usando apenas os olhos. Isso se deu por causa do convívio entre as espécies nos últimos 15 mil anos onde os cachorros foram completamente domesticados pelos homens neste período.

Para entender melhor como funciona esta comunicação visual dos cães para com os humanos, foi usado um comando simples onde um homem esconde um pedaço de carne e, em seguida, aponta para seu cachorro o local onde escondeu a comida. O cachorro imediatamente entende que o dedo apontado é um sinal para que ele vá para este determinado local, mas ao chegar lá não encontra nada. Imediatamente ele se vira e olha diretamente para o homem, na espera de que ele lhe aponte novamente o lugar.

É exatamente neste momento, quando ele olha novamente para seu dono, que os cientistas perceberam que somente os cachorros fazem isso. Nenhum outro animal procura por novas informações. Os lobos domesticados, por exemplo, entendem o comando do dedo, mas quando não encontram o que procuram, simplesmente abaixam o focinho e tentam farejar e, em nenhum momento, se viram para o homem procurando nova informação.