O pêlo dos cães tem uma função importantissima, além de protegê-los, ajuda a manter a temperatura do corpo. Também por isso merecem cuidados especiais, seja pra cães de pêlo curto ou longo. Por exemplo, escovação diária ajuda a renovar a pelagem e contribui para crescimento de novos pêlos, além de deixá-los desembaraçados e brilhantes.

Os cães não suam, a pele deles produz uma gordura que mantêm o brilho do pêlo e protege contra bactérias, por isso não é indicado banhos muito frequentes, pois isso tiraria essa proteção natural do animal, deixando-o desprotegido.

Colorações caninas são outro ponto importante a se discutir, pois apesar de parecer bonito, cabe pensar se o animal gosta desse tipo de procedimento.

A tosa é importante para manter a estética e a higiene de alguns cães, principalmente no verão, porém se o pêlo demorar muito a crescer pode indicar problemas hormonais. Shampoos humanos podem causar alergia, então o mais indicado é produtos próprios para os cães. E em caso de feridas ou queda de pêlos o melhor é procurar um veterinário.