As pulgas e os carrapatos além de estressarem o cão devido à coceira intensa e reação alérgica, são dois dos principais protagonistas para a transmissão de doenças secundárias para o seu animal. As pulgas podem transmitir vermes e anemia. Já os carrapatos podem transmitir doenças como a Babesiose e a Erlichiose, além de anemia.

Para que seu cachorro fique livre destas pragas e também de doenças relacionadas, é importante aplicar produtos de longa duração, dar banhos com produtos anti-pulgas e carrapaticidas com frequência, usar talcos e/ou coleiras próprias para o combate.

Também é de grande importância fazer uma dedetização do ambiente onde o animal vive, incluindo toda a área aberta e fechada com produtos veterinários próprios para esta função. Caso a solução não esteja sendo eficaz, recomenda-se efetuar uma dedetização profissional. Mas lembre-se de nunca deixar o seu cão por perto por um intervalo médio de 48 horas. O risco dele se intoxicar é muito grande. O mesmo cuidado tem que ser tomado durante os banhos e o uso de talcos, não deixando o animal lamber o produto durante a aplicação.