Aquela afirmação de que os cães envelhecem 7 anos para cada ano humano é uma crença popular. Os cachorros envelhecem muito mais rápido nos primeiros 2 anos de vida, como podemos analisar na tabela ilustrativa deste artigo.

Trocando em miúdos, o cachorro envelhece, no primeiro ano de sua vida, o equivalente a 16 anos humanos. Ou seja, quando ele completar um ano de vida estará em plena adolescência! E tem mais… Quando completar 2 anos terá o equivalente a 24 anos humanos. E somente a partir do terceiro ano que as coisas começam a mudar com relação ao envelhecimento, já que a partir desta idade cada cachorro envelhece de acordo com o seu tamanho.

Explico: para raças pequenas e médias, o cão envelhece 5 anos civis para cada ano canino. Para as raças grandes o envelhecimento é de 6 anos para cada ano civil e, por fim, as raças gigantes envelhecem 7 anos para cada ano humano.

Como descobrir a idade de um cão adotado ou cão de rua (vira-latas)?!

Se você não sabe a idade de um cachorro, saiba que existem algumas dicas que podem lhe ajudar a desvendar este mistério.

Dentes: o cachorro faz a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes no 7º mês. Então, se você encontrar um cachorro que possui os dentes brancos e limpos, provavelmente ele tem um ano (ou menos) de vida. Se os dentes estiverem meio amarelados, sua idade tende a ser entre um ano e dois anos. Se perceber que além de amarelados, os dentes possuem tártaros, então a idade pode estar entre 3 e 5 anos. Para a falta de dentes, é sinal de que o cachorro já apresenta uma idade avançada.

– Musculatura: os cachorros mais jovens tem musculatura definida por estarem mais ativos e com energia corporal de sobra. Já os cachorros mais velhos apresentam menos músculos.

Olhos: quando jovens são brilhantes e claros. Quando mais velhos ficam opacos e escuros.

Pelagem: os cachorros jovens apresentam pelos mais finos e macios enquanto os cães adultos apresentam pelagem mais grossa e oleosa e os cachorros mais velhos apresentam manchas brancas em sua pelagem e, principalmente, em volta do focinho.

Tabela de comparação de idade canina com idade humana