Os cães tem o aparelho digestivo diferente do nosso, assim como as necessidades nutricionais, devido a isso existem as rações indicadas exclusivamente para consumo dos cães e também em quantidades adequadas para cada um deles. Com relação ao peso, idade no caso das fêmeas variando também no periodo de gestação e lactação.

Além de que, torna-se muito mais prático alimentar um cão com ração, que vem pronta pra consumo do que com a mesma comida que comemos diariamente.

Os cães devem ser alimentados de 3 a 5 vezes ao dia (pelo menos nos 12 primeiros meses de vida) em pequenas quantidades. Já os adultos podem se alimentar com menor frequência de 1 a 3 vezes ao dia. No caso de fêmeas em gestação, elas necessitam de maior energia, sendo assim, podem ser alimentadas com a mesma ração do filhote, que oferece mais nutrientes dos quais ela necessitará nesse período.

Alimentação de cães não é complicada e não toma tempo do dono, seguindo a orientação do veterinário o cão se alimentará bem e sem problemas futuros.