O Chihuahua é a menor raça canina do mundo. Tem sua origem no México e é uma das raças mais antigas da América do Norte. Apesar de toda misteriosa história sobre a origem do cão e sua relação com os Astecas, as primeiras importações registradas foram datadas em 1890, para os Estados Unidos.

Padrão da raça

Fisicamente eles chegam a medir 22cm e o peso pode chegar a 5kg, com olhos arredondados e focinhos pontudos, suas cores mais comuns são fulvo, areia, marrom, e o azul-aço. Já seu temperamento é extremamente amoroso, possessivo e inteligente. Considerado cão de compania, o Chihuahua também pode ser considerado um cão vigia pois está sempre alerta.

Características da raça

Porém, além de ser um ótimo cão de companhia, ele não é recomendado para casas com crianças menores de 10 anos, pois ele é um cão de temperamento forte e que não gosta muito de ser tocado, coisa que as crianças adoram fazer.

Apesar de ter poucos problemas de saúde, o Chihuahua, deve ter um tratamento especial, também devido a seu tamanho e a predisposições a doenças como hipoglicemia, entre outras.

Galeria de fotos