O Cão Chinês Cristado é membro do grupo Toy, que significa que ele é um cão de porte pequeno ou muito pequeno. Originado na China no século XIII, acredita-se que a variedade Hairless (sem pelos) tenha perdido sua pelagem em mutações na África ou através de cruzamento do mesmo com a raça Chihuahua.

Guia da raça

Ele tem uma personalidade alegre, tem a postura elegante, chega aos 5,5kg e aos 33cm de altura, carrega com ele uma crista, que é característica da sua raça e sua coloração pode alternar muito. A sua variedade mais conhecida é aquela que não tem pelos no corpo, mas existe também a variedade Powder Puff, que é abundante em pelos.

Características

Hoje em dia o Cão de Crista Chinês é usado como cão de companhia, sendo fiel e carinhoso para com seu dono. Ele também é muito divertido e brincalhão, tornando-se ótima companhia para crianças, porém é bom manter-se atento ao cão, pois devido a seu porte pequeno, ele pode se machucar em brincadeiras demasiadamente bruscas.

Curiosidades

Esses cães costumavam viajar em navios com os chineses para eliminar animais daninhos e eram também vendidos juntos com outras mercadorias que eram carregadas nestes barcos. Sendo assim o Cão de Crista Chinês viveu em muitas partes do mundo, inclusive nas Américas.

Galeria de fotos