Teve-se a necessidade de desenvolver a raça Bullmastiff por volta do século XIX para guardar as casas dos fazendeiros que estavam sendo invadidas por caçadores e saqueadores, já que os cães que existiam na época não faziam este trabalho com êxito.

Assim iniciou-se uma série de testes para desenvolver uma raça que fosse ao mesmo tempo valente e silenciosa, equilibrada e resistente. Depois de diversos acasalamentos chegaram então a um cão destemido e bastante forte, menor que o Mastiff e robusto como o Bulldog Inglês, nascendo então o atual Bullmastiff.

Características

A principal característica de temperamento desta raça é ser um cão equilibrado e, ao mesmo tempo, dócil. O que não faz dele um cão bobo. O Bullmastiff é um ótimo cão de guarda e assim como desejado anos atrás, silencioso e ágil. É um cão fiel ao seu dono e que não suporta períodos longos de solidão. Por isso não é recomendado para donos que não têm tempo de dar atenção ao animal.

Padrão da raça

Fisicamente ele pode chegar a 60kg na fase adulta, sua pelagem é curta e dura, não há necessidade de tosa. Com relação à coloração, são comuns as cores: vermelho, castanho ou tigrado.

Curiosidades

O Bullmastiff é um cão grande que necessita de espaço, porém não se deve exagerar na quantidade de exercícios físicos, ou seja, o ideal é fazê-lo gastar energia sem se desgastar.

Galeria de fotos