O Basenji é famoso por ser uma raça de cachorro que não late. Além disso, é uma raça Africana, uma entre as poucas existentes e sua primeira aparição aconteceu no Congo, por volta de 1870, com as invasões européias.

Guia da raça

É um animal desenvolvido em regiões quentes, sua pelagem é curta, lisa e com manchas brancas, ele costuma se comunicar através de uivos. Eles têm pernas longas e cauda em forma de anel. Os cães desta raça chegam a pesar até 11kg e a medir 43cm.

Características

Seu temperamento é forte, instintivo, protetor e carinhoso, ou seja, não é uma raça fácil de adestrar. Por ser muito teimoso e independente o Basenji não costuma obedecer ordens, fazendo assim jus ao seu nome que significa “cachorro do mato”. Apesar de todas suas características selvagens o Basenji é muito inteligente e um grande caçador.

Curiosidades

Atualmente ele é criado na Africa central, se estendendo também até a Grã-Bretanha e algumas pessoas acreditam que o Basenji se originou de uma raça de cães selvagens, porem não se tem indícios necessários para comprovar esta teoria. Uma outra curiosidade com relação a esses cães é que as fêmeas desta raça só entram no cio uma vez por ano.

Galeria de fotos