Originalmente vinda da Austrália, acredita-se que a raça de cachorro Boiadeiro Australiano seja resultado do cruzamento do Lobo Australiano com outros cães domésticos cujo intuito era obter um animal forte e resistente para pastorear bois por grandes distâncias. A raça foi reconhecida oficialmente em 1980, mas até hoje há poucos registros de criadores oficiais.

Características

São cães habilidosos e inteligentes, tanto que uma vez após serem adestrados, executam tarefas até mesmo sem supervisão. São independentes e frequentemente tomam decisões sozinhos com relação ao seu trabalho de pastoreio, por isso não devem ser criados por donos inexperientes que proporcionam pouca atividade física a eles, pois são cães que necessitam de espaço e de exercícios. Com os donos ele costuma ser amável e dedicado, com estranhos ele é receoso e alerta.

Padrão da raça

Fisicamente eles têm a pelagem curta e lisa, sem necessidade de cuidados especiais. A coloração varia entre tons azulados e tons vermelho-caramelo. Sua altura varia entre 46cm e 51cm e o peso varia entre 20kg e 28kg.

Curiosidades

No Brasil eles são pouco conhecidos e também são poucos os cães registrados no país, o que dificulta a identificação do mesmo em terras tupiniquins.

Galeria de fotos