Apesar de muito contraditória, acredita-se que a raça de cachorro Airedale Terrier é de origem inglesa, especificamente no condado de Yorkshire, sendo desenvolvido para a caça de lontras. Para que se chegasse ao Airedale, foram cruzadas muitas raças, pois ele tinha que ser um cão ágil e resistente para caçar e habitar regiões frias. Com relação as raças que foram usadas neste processo, só sabe-se que uma delas foi o antigo English Black-and-Tan Terrier e a Otterhound. O primeiro padrão de Airedale foi criado e 1860, mais o Kennel Club só o reconheceu a raça em 1886.

Características

Este cão possui temperamento equilibrado, é dócil e extremamente ativo. Sempre afim de exercitar-se, eles podem acompanhar seus donos em praticamente qualquer situação. A relação desta raça com crianças é tranquila, os Airdales costumam ser delicados, porém por serem cães de médio porte essa relação deve ser supervisionada.

Guia da raça

Fisicamente o Airdale deve ter coloração castanha com manto preto, seu pêlo é de textura áspera e deve ser cortado de maneira especial de acordo com o que foi estipulado para sua raça, manualmente com uma espécie de “faquinha”. O que só deve ser feito por especialistas. Sua altura varia entre 56cm e 61cm e seu peso pode chegar aos 32kg.

Higiene e saúde

Os cães desta raça tem tendência a apresentar torção gástrica e displasia coxo-femural, que são doenças hereditárias e sérias. Sendo assim, devem ser levados ao veterinário com frequência, para acompanhamento especializado.

Curiosidades

O Airdale Terrier foi uma das primeiras raças a serem usadas pelos soldados e policiais da Inglaterra em missões de resgate. Inclusive durante as duas Grandes Guerras.

Galeria de fotos