O que é Agility?!

Bom, Agility é um esporte praticado em duplas, onde cachorro e condutor formam uma equipe. Este esporte é considerado um dos mais saudáveis tanto para o cão tanto para o seu condutor que compartilham momentos de equilíbrio e concentração para cumprir, no menor tempo possível, determinado percurso.

Para entender melhor, Agility é uma prova que tem grande semelhança com o Hipismo, onde o cachorro precisa fazer um percurso no menor tempo possível e com o mínimo de faltas cometidas. Par isso existe o condutor que vai treinar seu cão a passar pelos mais variados obstáculos de forma que este consiga completá-los o quanto antes. Vale ressaltar que o condutor só pode guiar ou conduzir o cachorro através do circuito pré-estabelecido usando linguagens verbais e gestos, ou seja, em momento algum poderá tocar no corpo do cão.

As competições de Agility produzem um percurso a ser percorrido pelo cão com vários obstáculos em seu caminho como túneis, passarelas suspensas, salto em altura, salto em distância, pular e passar por dentro de pneus e gangorras, entre vários outros. Atualmente o Agility profissional tem o Border Collie e o Pastor de Shetland como os cães mais bem preparados para a competição.