O Afghan Hound é uma raça de cachorro muito antiga, há menções desta raça desde 3000 aC, em um local que fazia parte do Egito, na época chamado de Jebel Musa. Neste documento, o cão era mencionado como caçador habilidoso e bem aceito pela nobreza. Não se tem regitros de como este cão chegou ao Norte do Afeganistão, mas sabe-se que foi lá que ele se desenvolveu até chegar ao Afghan Hound atual.

Características

É um cão altivo, com porte nobre, sendo considerado por muitos como “O rei dos cães”. Seu temperamento é reservado e ele costuma ser muito indiferente com estranhos, porém muito apegado ao seu dono. Tem bom convívio com outros cães, principalmente com os da mesma raça.

Guia da raça

É um cão muito veloz que necessita de exercícios. Fisicamente o Afghan chega aos 74cm de altura, sua pelagem é longa e fina e necessita de escovação a cada três dias. Com relação a coloração, todas as cores são aceitas. Uma característica física muito marcante desta raça é o olhar distante e forte.

Saúde e higiene

Outro ponto importante é que estes cães são muito resistentes e têm poucos problemas de saúde. A maioria das causas de doença desta raça são voltadas a alergias e câncer. Eles costumam viver até 14 anos, e devem, como outros cães, ser levados ao veterinário regularmente.

Galeria de fotos