O Clicker nada mais é que uma ferramenta desenvolvida única e especialmente par ajudar no adestramento inteligente dos cachorros de todas as raças e todos os tamanhos.

Se você ainda não conhece ou nunca viu um Clicker, saiba que este é, inicialmente, uma caixa plástica com uma placa ou lâmina de metal dentro, cuja principal função é receber pressão do dedo polegar do adestrador de forma que faça um estalo ou click. Através deste click o cachorro saberá se realizou o não o comando corretamente.

Para um cachorro que esteja em fase de aprendizagem assimilar o uso do Clicker é necessário mostrar a ele que este será o seu reforço positivo e/ou a sua recompensa caso consiga realizar determinado comando de senta, junto, fica e deita com êxito.

Uma maneira fácil e simples de ensinar seu cachorro a entender que o Clicker é o mesmo que escutar você dizer para ele “Parabéns, bom garoto!“, basta apertar o Clicker e, imediatamente, dar a ele um petisco, por exemplo. Faça isso várias e várias vezes até ele começar a assimilar o barulho do Clicker com a comida e, consequentemente, a algo bom. Mas lembre-se de apenas usar o Clicker para reforço positivo e somente quando o seu cão fizer algum exercício corretamente.


Vídeo mostra como é fácil fazer um cão a assimilar o Clicker.