A cada dia é mais comum vermos nas famílias o convívio com animais de estimação. Na hora da escolha desses animais, a grande procura ainda é pelos cães por serem considerados dóceis e de facil socialização com os membros. Pensando nisso, preparamos uma série de observações a serem levadas em consiredação antes mesmo da decisão de levar o bichinhos para casa:

  • Cuidados básicos
  • Raça e tamanho
  • Espaço
  • Custo
  • Carinho

Escolha da Raça

No momento da escolha do cão, a energia entre cão e dono devem ser compatívies a fim de se ter um bom relacionamento. Use o critério de eliminação, porque não ter um cão de determinada raça.

criancas-e-cachorros09

Leia e pesquise sobre a raça e o comportamento do cão e se ele adequa-se ao seu estilo de vida. Além do comportamento, preocupe-se com o tamanho que ele terá quando adulto e observe se seu espaço será suficiente para comportar mais um membro e se ele será feliz nesse ambiente.Raças muito agitadas precisam de mais espaço.

Custos

A companhia, o amor, e o carinho de um mascote não tem preço, mais certamente as vacinas, o banho e a ração terão. É importante pensar se o orçamento familiar suporta tais gastos, assim como pensar em uma emergência e alguns gastos extras com mimos com roupinhas, caminhas entre outros.

Atenção e cuidados básicos

Algumas raças de cães precisam de mais atenção e carinho que outras. Imagine sair de casa para o trabalho pela manhã e retornar a noite cansado. Além do cão ter ficado o dia todo preso sozinho, você ainda chega cansado e sem disposição para brincar com ele. Uma frustação para o bichinho.

Aproveite o tempo extra no final de semana para leva-lo para um passeio afim de queimar a enegia dele. Leve-o a um local ao ar livre para correr, brinque com ele e demostre todo seu amor por ele.

Educação canina

É importante que ele perceba que além de brincar e de carinho você também precisa dar limites a ele. O filhote é como uma criança, é preciso ensinar cedo o certo e o errado. Se tem tempo suficiente, você mesmo pode ensina-lo como comportar em casa e diante das visitas, onde fazer sua necessidades e como expressar seus sentimentos.

Para fazer um adestramento inteligente, use um livro de educação canina. Caso não tenha tempo, contrate um adestrador profissional, que terá um ótimo resultado, de acordo com a capacidade e limites de cada raça.

Ter um cachorro em casa exige grande responsabilidade, você deve alimenta-lo todos os dias, levar para tomar banho periodicamente, e tosa sempre que necessário, cuidar para que não fique doente e, se caso acontecer, leva-lo ao veterinário e administrar os medicamentos orientados pelo mesmo. Dar carinho e oferecer proteção.

Mesmo com todos esses trabalhos, a companhia de seu cão será indispensável, um grande elo de amor e fidelidade se formará.